CINEMA PEDAGÓGICO, PLANEJAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA PIBID-BIOLOGIA
Palavras-chave:
Práticas Pedagógicas. Mídias. Curta-metragem.Resumo
Na formação inicial e continuada de professores as tecnologias podem contribuir nas práticas educativas, auxiliando no aprendizado dos alunos. Neste contexto, vídeos podem ser utilizados como recursos didáticos. Contudo, ao passar um filme, o professor deve ter objetivos claros em relação aos conteúdos a serem trabalhados. Além disso, o professor deve despertar a curiosidade dos alunos e levá-los a refletir sobre o assunto abordado. Este relato tem por objetivo expor experiências advindas da elaboração de cinema pedagógico por parte dos bolsistas do PIBID, subprojeto Ciências Biológicas, da Universidade Estadual de Goiás-Unidade Universitária de Itapuranga. O cinema pedagógico foi elaborado com base no filme “Home: nosso planeta, nossa casa” de Yann Arthus-Bertrand e foi apresentado aos educandos do Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis (Itapuranga-GO) durante a feira de Ciências de 2012. A partir do longa metragem foram feitas várias edições com a intenção de destacar problemas ambientais frequentes no município de Itapuranga, assim produziu-se um curta-metragem com duração de apenas 15 minutos. A duração do curta metragem foi pensada visando ter tempo hábil para expor o filme e discutir os temas de interesse ao longo de uma aula. O planejamento foi desenvolvido com base nas leituras sobre a utilização de vídeos em sala de aula. Nesse sentido, a estratégia metodológica utilizada foi ponto chave para evidenciar elementos importantes para a prática pedagógica docente. O planejamento foi conduzido em grupo composto por diferentes níveis formativos e experienciais, esta prática tende a dotar os envolvidos de perspectivas críticas acerca das atividades docentes, o que de certa forma pode contribuir para a formação inicial e continuada dos envolvidos.Downloads
Publicado
2014-11-19
Edição
Seção
Ciências Biológicas e da Saúde