PIBID-UEG E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA/ INGLÊS NA ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Palavras-chave:
língua estrangeira, escola pública, perspectiva crítica de ensinoResumo
Este trabalho visa relatar as experiências dos/as bolsistas Pibid, subprojeto de Letras/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás – Unidade de Inhumas, no período de 2012/2 e 2013/1. O programa é de suma importância para a formação dos/as acadêmicos/as de licenciaturas e também para a formação continuada da professora supervisora e da coordenadora, pois a prática docente é um incentivo eficaz para a qualificação de futuros/as professores/as. Elaboramos nossas ações com base nas leituras de textos de autores/as da Linguística Aplicada Crítica, como Rajagopalan (2009), Edmundo (2012), Pessoa e Urzêda-Freitas (2012), Moita Lopes (2012), Pessoa (2013), dentre outros/as. Assim, nosso subprojeto tem como objetivo principal trabalhar a criticidade dos/as alunos/as por meio do ensino de língua estrangeira/inglês, tornando-os/as cidadãos/ãs conscientes do seu papel na sociedade. O projeto desenvolvido na escola-parceira, sendo essa de tempo integral, priorizou trabalhar por meio de oficinas com reagrupamentos de alunos/as de sexto ao nono ano, no turno vespertino. Iniciamos, no ano de 2012, com oficinas de músicas e, em 2013, trabalhamos com oficinas temáticas, sendo elas, “Stereotype: Body and Beauty” (Estereótipo: Corpo e Beleza) e “To be or to have?: that’s the question” (Ser ou ter?: eis a questão). Assim, procuramos desenvolver o subprojeto embasados/as na perspectiva crítica de ensino de línguas, a fim de levar os/as alunos/as a refletir acerca das temáticas supracitadas. Acreditamos que as oficinas de inglês têm contribuído no processo de ensino-aprendizagem, oportunizando aos/as alunos/as aulas significativas, que ampliam as visões de mundo tanto de quem ensina quanto de quem aprende.Downloads
Publicado
2014-12-02
Edição
Seção
Linguística e Letras