GRUPO DE ESTUDOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA PIBID-BIOLOGIA

Autores

  • Divina Meire Nunes Alainho Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itapuranga
  • Kamilla de Faria Santos Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itapuranga
  • Sabrina do Couto de Miranda Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itapuranga
  • Karolina Martins Almeida e Silva Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Contribuições. Formação docente. Compartilhamento de saberes.

Resumo

Incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica e inserir os licenciandos no contexto escolar desde o início da graduação é um dos objetivos do PIBID. Portanto, é importante trabalhar elementos que possibilitem o amadurecimento dos futuros professores. Neste contexto, este trabalho tem por objetivo socializar experiências relacionadas às discussões advindas das reuniões do Grupo de Estudos “Repensar da Docência”. O Grupo de Estudos é uma atividade vinculada às pesquisas realizadas pelo subprojeto PIBID-Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga. Os temas das discussões trabalhados nos encontros são construídos por meio das relações estabelecidas entre os professores em formação inicial, o professor em formação continuada, bem como os professores formadores com aspectos sociais, culturais, políticos que estão presentes no contexto escolar. Antes de qualquer intervenção na escola-parceira (Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis) o subprojeto Ciências Biológicas se propõe analisar artigos e livros de referenciais teóricos do Ensino de Ciências e Biologia para fundamentação teórico-metodológica do planejamento das atividades pedagógicas. Durante as reuniões quinzenais foram discutidos elementos da identidade docente, aspectos políticos referentes à formação docente, bem como, organização e planejamento do trabalho docente no contexto escolar. Deste modo, compreende-se que o Grupo de Estudos se constitui como uma atividade fundamental para a discussão e análise do contexto escolar em sentido amplo e restrito, pois além de dotar os sujeitos de base teórico-conceitual também envolve discussões da natureza experiencial do professor em exercício e do professor formador. As reuniões possibilitaram o aprimoramento das habilidades argumentativas, espaço para exposição de ideias e pontos de vista.

Biografia do Autor

  • Divina Meire Nunes Alainho, Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itapuranga
    Licencianda em Ciências Biológicas
  • Kamilla de Faria Santos, Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itapuranga
    Licencianda em Ciências Biológicas
  • Sabrina do Couto de Miranda, Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itapuranga
    Professora de Botânica, Doutora em Ecologia, Departamento de Biologia
  • Karolina Martins Almeida e Silva, Universidade Federal do Tocantins
    Mestre em Educação

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Publicado

2014-11-19