A OBSERVAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO PARA A PESQUISA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID-BIOLOGIA

Autores

  • Gabriela de Araújo Cardoso Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itapuranga
  • Milena Lemos Alves Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itapuranga
  • Sabrina do Couto de Miranda Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itapuranga
  • Karolina Martins Almeida e Silva Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Rotina escolar. Pesquisa em educação. Prática pedagógica.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as observações realizadas pelos bolsistas do PIBID subprojeto Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga, realizadas na escola parceira o Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis. É importante destacar que as observações compõem uma das etapas do plano de trabalho do subprojeto. A observação da estrutura física da escola foi realizada na primeira semana de dezembro/2012 nos três turnos de funcionamento. As aulas da professora supervisora foram observadas também durante a primeira semana de dezembro, no turno matutino, e abrangeu todos os anos do ensino médio. Para tanto, foi elaborado um “plano de observação” que consistia em descrever os espaços físicos e os objetivos a serem alcançados. As observações foram realizadas nos vários ambientes da escola (estrutura física, secretaria, salas de aula, laboratórios, biblioteca, cantina, etc.) e mais específico durante as aulas de Biologia. Nesta última, foi observada a relação professor-educando, educando-educando, prática pedagógica da professora supervisora, além de outros elementos que influenciam a conduta da professora regente. Foram analisados aspectos gerais da observação como um instrumento para a pesquisa na área da Educação. Estar na posição de observador possibilitou aos bolsistas ter uma visão mais crítica em relação a todo o corpo escolar e ao funcionamento pedagógico e administrativo da escola parceira.

Biografia do Autor

  • Gabriela de Araújo Cardoso, Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itapuranga
    Licencianda em Ciências Biológicas
  • Milena Lemos Alves, Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itapuranga
    Licencianda em Ciências Biológicas
  • Sabrina do Couto de Miranda, Universidade Estadual de Goiás Unidade Universitária de Itapuranga
    Professora de Botânica, Doutora em Ecologia, Departamento de Biologia
  • Karolina Martins Almeida e Silva, Universidade Federal do Tocantins
    Mestre em Educação

Downloads

Publicado

2014-11-19