A OBSERVAÇÃO COMO UM INSTRUMENTO PARA A PESQUISA: EXPERIÊNCIAS DO PIBID-BIOLOGIA
Palavras-chave:
Rotina escolar. Pesquisa em educação. Prática pedagógica.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as observações realizadas pelos bolsistas do PIBID subprojeto Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Itapuranga, realizadas na escola parceira o Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis. É importante destacar que as observações compõem uma das etapas do plano de trabalho do subprojeto. A observação da estrutura física da escola foi realizada na primeira semana de dezembro/2012 nos três turnos de funcionamento. As aulas da professora supervisora foram observadas também durante a primeira semana de dezembro, no turno matutino, e abrangeu todos os anos do ensino médio. Para tanto, foi elaborado um “plano de observação” que consistia em descrever os espaços físicos e os objetivos a serem alcançados. As observações foram realizadas nos vários ambientes da escola (estrutura física, secretaria, salas de aula, laboratórios, biblioteca, cantina, etc.) e mais específico durante as aulas de Biologia. Nesta última, foi observada a relação professor-educando, educando-educando, prática pedagógica da professora supervisora, além de outros elementos que influenciam a conduta da professora regente. Foram analisados aspectos gerais da observação como um instrumento para a pesquisa na área da Educação. Estar na posição de observador possibilitou aos bolsistas ter uma visão mais crítica em relação a todo o corpo escolar e ao funcionamento pedagógico e administrativo da escola parceira.Downloads
Publicado
2014-11-19
Edição
Seção
Ciências Biológicas e da Saúde