RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNU MORRINHOS: BIOLOGIA CRIATIVA NA ESCOLA

Autores

  • Rafael de Freitas Juliano Universidade Estadual de Goiás/UnU Morrinhos

Palavras-chave:

Atividades inovadoras, aulas práticas, Ciências Biológicas

Resumo

É fundamental incentivar a ponte entre a Educação Superior e a Básica, estabelecendo ações que elevem a qualidade do ensino. Investimentos na educação básica e na formação de docentes são de vital importância para o contexto atual da educação brasileira. Nos últimos anos, dados do IDEB indicam baixa qualidade da educação no estado, ocasionando um esvaziamento dos cursos de Licenciatura e carência por professores qualificados. Esse quadro pode ser entrevisto nos cursos de graduação, mediante o desinteresse pela docência, justificado pela falta de conhecimento sobre a profissão, condições de trabalho, baixa remuneração e ausência de políticas públicas de valorização do professor, fatos que têm afetado a motivação, o perfil e a vocação de bons profissionais. Propomos trabalhar alguns Temas Transversais apresentados nos PCNs do MEC: a) Meio ambiente, b) Saúde e c) Trabalho e Consumo, temas relevantes no contexto socioeconômico da Região Sul de Goiás. Considerando os objetivos do PIBID, o subprojeto de Ciências Biológicas UnU-Morrinhos, realizou atividades que levaram os bolsistas a ampliar seus conhecimentos e a vivenciar o ambiente escolar. Eles conheceram as instalações e o funcionamento escolar, através de visitas. Respeitando a matriz curricular, foram elaboradas atividades a serem realizadas com o nono ano do ensino fundamental e a primeira série do ensino médio. A primeira atividade foi uma dinâmica com o nono ano – “Guerra dos Bicos” – sobre a Teoria Evolutiva. Foi ministrada uma palestra interativa sobre Citologia, com realização de um quiz. Os bolsistas participaram da Mostra Cultural da escola com exposição e discussão sobre itens alimentares. Foram ministradas palestras sobre distúrbios alimentares e seus perigos. Também foram realizado um jogo sobre os ácidos-nucléicos. As atividades reforçaram os conteúdos ministrados pelos professores regentes, com excelente aproveitamento dos educandos e dos bolsistas do PIBID, os quais se familiarizaram melhor com o exercício da docência.

Biografia do Autor

  • Rafael de Freitas Juliano, Universidade Estadual de Goiás/UnU Morrinhos
    Ecologia/Zoologia

Downloads

Publicado

2014-11-19