PIBID Geografia – Uma Capacitação Na Formação de Professores
Resumo
Apresentamos o resultado da experiência do PIBID (edital 011/2012) do curso de Geografia UEG/Iporá, na Escola Estadual Aplicação de Tempo Integral. A escola, fundada em 1982, atendeu em 2012 cerca de 310 alunos, possui 20 professores no período matutino no ensino fundamental e 10 professores para projetos no período vespertino. Em 2009 o 5º teve o IDEB de 5.2, acima da meta projetada e em 2011 o índice de 5.0, abaixo do projetado para o período. Em relação ao 9º ano o IDEB de 2009 foi de 3.8, abaixo da meta projetada de 4.3 e em 2011 o índice melhora minimamente, alcançado 4.1. Destacamos os projetos: “Escrevendo com a Geografia e oficina de reforço”, “Preparando para o futuro: conhecendo o Instituto Federal Goiano”, “Valorizando a Escola: Escola de Pais” e como última ação o projeto “Qualidade Ambiental: a percepção da escola pela comunidade” para ser executado. Participamos da Mostra Cultural 2012 expondo materiais didáticos e objetos que identificaram elementos regionais, naturais e culturais, do Brasil, Goiás e Iporá. Estas atividades objetivam reaproximar a comunidade escolar da escola, à retomada da consciência, não apenas dos alunos, mas, sobretudo, dos pais e responsáveis sobre as condições de descaso, por parte do Estado, que a escola se encontra, utilizando o conhecimento geográfico como instrumento de reflexão, formação e mudança social e política dos sujeitos. O PIBID possibilitou desenvolver a criatividade, criticidade e a reflexão sobre o espaço geográfico. Assim o subprojeto de Geografia tem como objetivo levar os bolsistas a desenvolverem projetos e metodologias que atendam as demandas da escola campo, capacitando-os para atuarem como futuros professores.Downloads
Publicado
2014-12-02
Edição
Seção
Ciências Humanas