A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO ESCOLA-UNIVERSIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO PIBID

Autores

  • José Divino dos Santos Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Ana Paula Nunes Pereira Escola Estadual Professor Heli Alves Ferreira
  • André Luiz dos Santos Universidade Estadual de Goiás - UEG
  • Valmir Jacinto da Silva Universidade Estadual de Goiás - UEG

Palavras-chave:

PIBID, Diálogo Universidade-Escola campo, Química licenciatura.

Resumo

Este relato de experiência apresenta considerações oriundas de reflexões das experiências em torno das atividades desenvolvidas por alunos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID/2012-2013 da Universidade Estadual de Goiás/UEG, subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES e realizado pelo curso de Química Licenciatura na Escola Estadual Professor Heli Alves Ferreira, em Anápolis-GO. O relato tem por objetivo refletir sobre a importância do diálogo entre a Universidade e a Escola campo para o desenvolvimento do subprojeto do PIBID, visto que, uma de suas finalidades é promover uma maior integração entre a educação superior e a educação básica. Em um primeiro momento, procurou-se obter a caracterização da Escola campo a partir de visitas para conhecer o seu cotidiano e realizar a apresentação do subprojeto aos gestores e professores da escola. No segundo momento promoveu-se a análise diagnóstica dos alunos, visando identificar as formas como se relacionam com a Química. No terceiro momento, os membros do subprojeto participaram da reunião de planejamento anual, concomitantemente com os professores da escola campo e, no quarto, realizou-se uma reunião geral para a construção de uma prática que contribuísse com o desenvolvimento do ensino de ciências na escola, o qual foi sugerido por meio da realização de uma Feira de Ciências. Esse processo tem nos revelado que a realidade escolar atual é bastante complexa e qualquer alternativa, às práticas pedagógicas tradicionais, demandam uma construção coletiva envolvendo professores, alunos e gestores. No campo da formação dos professores de Química isso implica em uma perspectiva na qual o diálogo é fundamental para se pensar a escola, o aluno, o professor, a aprendizagem e o ensino.

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Publicado

2014-11-20