A RELEVÂNCIA DA TABELA PERIÓDICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NA COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Palavras-chave:
PIBID, Tabela Periódica, Química licenciatura.Resumo
O presente relato de experiência apresenta as experiências contidas nas atividades desenvolvidas pelos alunos bolsistas do curso de Química Licenciatura da UEG, inseridos no Programa Institucional de Iniciação à Docência-PIBID/2012-2013, subsidiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/CAPES e realizado na Escola Estadual Professor Heli Alves Ferreira, em Anápolis-GO. O relato tem por objetivo discutir a importância da Tabela Periódica como instrumento de trabalho e sua influência sobre diversos conteúdos de Química. Inicialmente promoveu-se a seleção da professora supervisora e dos alunos bolsistas, os quais fizeram visitas periódicas a Escola campo para obtenção do diagnóstico da mesma e apresentação do subprojeto aos gestores e professores da escola. Em seguida, por meio de um questionário, promoveu-se a análise diagnóstica dos alunos, para identificar como eles se relacionam com a Química. Na sequência, iniciaram-se as atividades na Escola campo por meio de encontros com os alunos, nos quais foram empregadas diferentes metodologias e foram abordados vários assuntos relacionados direta ou indiretamente à Tabela Periódica. Inicialmente, constatou-se que grande parte dos alunos possui imensa dificuldade na disciplina de Química, por se tratar de conteúdos abstratos e de difícil compreensão. Esses fatores culminaram em uma participação reduzida no início das atividades do subprojeto, que foi contornada com diálogos junto aos professores e uma maior participação dos mesmos nas atividades do PIBID/Química. As novas proposições de trabalho mostraram que os assuntos mais variados da Química, necessitam do conhecimento prévio da Tabela Periódica e que é essencial compreendê-la em toda a sua extensão. Assim o subprojeto tem contribuído para estimular a formação inicial e continuada de professores, e buscado melhorar essa formação com a introdução de novas práticas pedagógicas que vem ao encontro da ideia do profissional reflexivo, que busca refletir a sua práxis cotidianamente e melhorá-la continuamente ao longo do processo de trabalho.Downloads
Publicado
2014-11-20
Edição
Seção
Ciências Exatas