APRENDER A FAZER: contribuição da monitoria para a prática docente
Resumo
Resumo: Este relato tem como objetivo expor a experiência obtida pelas bolsistas por meio do Subprojeto Letramento vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Letras da UEG/UnU de Jussara, realizado no Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos com alunos da segunda fase do Ensino Fundamental. Projeto este que tem a finalidade de incentivar a prática docente e ampliar os conhecimentos das bolsistas em relação ao letramento, beneficiando, assim os alunos da escola campo a respeito da importância do uso da escrita e da leitura nas práticas sociais. Para atingir os objetivos propostos são realizadas monitorias a partir do acompanhamento do professor titular em sala de aula e atendimento individual dos alunos na resolução de exercícios. Também são realizadas oficinas a fim de proporcionar momentos lúdicos de aprendizagem com foco no uso social dos gêneros textuais. O subprojeto contempla ainda formação continuada com os professores e funcionários da escola, no intuito de proporcionar momentos de reflexão e expor sugestões variadas para se trabalhar na perspectiva do Letramento em qualquer disciplina. Para auxiliar o professor supervisor também se prepara material didático e com isso é proporcionado o contato dos bolsistas com a prática diária do docente. Para embasar as atividades do subprojeto ocorrem semanalmente na Unidade Universitária os grupos de estudos sobre o tema. Neste relato será abordado de forma mais ampla as monitorias realizadas na escola campo, de agosto de 2012 a maio de 2013 nas turmas de 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, sob a supervisão do Professor da Educação Básica partícipe do subprojeto. Serão utilizadas como base teórica Kleiman (1995), Ribeiro (2004), Soares (2006), entre outros. Espera-se que a atuação das bolsistas contribua com a escola campo na melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e dos resultados das avaliações internas e externas. PALAVRAS-CHAVE: Monitoria. Letramento. Prática Docente.Downloads
Publicado
2014-12-02
Edição
Seção
Linguística e Letras