A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFESSORAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAS NO PROJETO PIBID LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Douglas Henrique Bottura Maccagnan Unidade Universitária da UEG de Iporá.

Palavras-chave:

Profissão docente, Ciências, Alimentação e Saúde

Resumo

No campo da formação de professores os cursos de licenciatura devem buscar o desenvolvimento de um educador com habilidades múltiplas, que caminhem para além de um saber específico da área do formando, objetivando uma formação que consiga adaptar suas didáticas às mudanças sociais e do saber. Partindo desse pressuposto o governo, por meio da CAPES, no ano de 2008 criou o PIBID. Assim, este trabalho objetiva relatar as experiências de seus autores durante a observação do ambiente escolar, bem como da elaboração e realização das diversas atividades realizadas pelo grupo de acadêmicos que participam do PIBID, ressaltando a participação do grupo na Feira de Ciências da escola campo do projeto. O trabalho se enquadra neste escopo como sendo qualitativo. A atividade, sobretudo a montagem de uma tenda com a temática “Alimentação e Saúde”, proporcionou grande aprendizagem aos autores, se fazendo importante na constituição da identidade professoral dos mesmos. Diante do exposto, conclui-se que as atividades do grupo foram válidas para a devida compreensão do funcionamento da instituição como um todo. Tem-se a real percepção de que os dias passados na escola foram e ainda serão válidos para a formação das concepções que os bolsistas adotaram quando do exercício da profissão docente.

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Publicado

2014-11-20