RELATO DE EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS NO SUBPROJETO PIBID LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UnU IPORÁ
Palavras-chave:
Vivência de experiências. Carreira docente. Realidade escolar.Resumo
O presente relato de experiência é referente às atividades desenvolvidas nos primeiros dez meses do Subprojeto de Biologia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Unidade Universitária da UEG de Iporá que tem sido executado com o objetivo de permitir aos bolsistas a vivência de experiências em uma escola, preparando-os assim para a carreira docente. Os procedimentos utilizados pelos acadêmicos, desenvolvidos na Escola Estadual Edmo Teixeira de Iporá-GO, fundamentam-se nas abordagens CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), as quais foram estudadas através de artigos e no decorrer do projeto aplicadas nas atividades que abordaram diversos temas como saúde alimentar, estudo dos artrópodes, meio ambiente, preservação da água, sustentabilidade, entre outros, além de reforços em sala de aula. Todas as atividades foram introduzidas com aulas teóricas e finalizadas com práticas a fim de concretizá-las. O presente relato ressalta o projeto “Água: Até quando?” e suas etapas sequenciadas trazendo enfoque sobre Educação Ambiental, onde os alunos da escola campo puderam exercer boas práticas para preservação do meio ambiente, sobretudo no que concerne a água, bem natural que pode acabar. De maneira geral, a participação no PIBID permitiu uma grande aproximação dos bolsistas com a realidade escolar contribuindo para suas formações como docentes.Downloads
Publicado
2014-11-20
Edição
Seção
Ciências Biológicas e da Saúde