UNIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO LOCAL: O CASO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

Autores

  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva UEG/UFRJ/FAPEG - Unidade Universitária de Aparecida de Goiânia
  • Lia Hasenclever UFRJ
  • Julia Paranhos UFRJ

Palavras-chave:

Universidade. Hélice tríplice. Inovação.

Resumo

A pesquisa de tese discute o papel da universidade e sua parceria com os atores do desenvolvimento socioeconômico local em Goiás. A escolha se justifica por ser a universidade um dos locus de produção de conhecimento e ser um recurso importante para o desenvolvimento da região. A questão investigada é: em que medida a UEG consolidou sua proposta a partir da ampliação do acesso ao ensino superior em sua primeira década e como contribuiu para o desenvolvimento do Estado de Goiás no contexto de reestruturação produtiva e do Sistema Regional de Inovação? A hipótese é que a UEG se constituiu muito mais no papel de difusora do conhecimento e menos como criadora do conhecimento. Portanto, o objetivo é analisar o papel e a evolução da UEG nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Este estudo utiliza uma abordagem sistêmica, presente tanto na teoria evolucionária quanto na institucionalista, que considera a análise histórica, a importância das instituições e também a compreensão do relacionamento dos atores envolvidos no contexto de mudanças tecnológicas e do papel que a inovação assume no desenvolvimento socioeconômico local. O referencial teórico se sustenta nas abordagens da hélice tríplice (Etzkowitz; Leydesdorff, 1995); latino-americana (Sutz, 2005) e, a dos sistemas de inovação (Lundvall, 2002). Na metodologia adota-se o estudo de caso que inclui um processo de investigação qualitativa de caráter descritivo e interpretativo. A análise da UEG poderá contribuir para conhecer as condições atuais do desenvolvimento local e o papel da UEG no contexto econômico e social.

Biografia do Autor

  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva, UEG/UFRJ/FAPEG - Unidade Universitária de Aparecida de Goiânia
  • Lia Hasenclever, UFRJ
  • Julia Paranhos, UFRJ

Publicado

2012-10-16

Edição

Seção

Artigos