FRANQUIA CINEMATOGRÁFICA: A REPETIÇÃO DE ́FÓRMULAS ́ E A SIMULAÇÃO DA NOVIDADE PELO TRAILER
Resumo
O presente trabalho, como parte integrante de um projeto de pesquisa em estado inicial de desenvolvimento, se debruça em analisar as implicações do termo empresarial “franquia” dentro da produção cinematográfica brasileira pós anos 2000, tendo como objeto de análise a franquia de filmes De Pernas pro Ar 1, 2 e 3; e como o trailer, enquanto conteúdo promocional e principal instrumento incitador ao consumo do filme, funciona como simulacro de novidades, diante da indexação de fórmulas encontradas nos filmes da franquia. A utilização dos filmes da franquia De Pernas pro Ar enquanto objeto de pesquisa se dá pelo fato de serem obras contemporâneas e bastante recentes, o terceiro filme da franquia, por exemplo, foi lançado no primeiro semestre de 2019; e de serem filmes que angariaram expressivo sucesso em bilheteria sendo, assim, obras reconhecidas popularmente, que possibilitam entender a produção dos trailers como um chamariz ao consumo desses filmes a partir do momento em que ele é construído como uma ́ ́obra à parte ́ ́ ou ́ ́obra avulsa ́ ́, isto é, guarda semelhanças gráficas e algumas diferenças de enredo do filme que promove.