“Rainha das Mulatas” e “Boneca de Piche” para tomar a palavra

Autores

  • Jackson Douglas Leal Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Luciene de Oliveira Dias Universidade Federal de Goiás (UFG)

Resumo

O presente trabalho é pensado a partir dos estudos culturais e decoloniais, em suas linhas de pensamento contemporâneas. Nosso mote é a reflexão crítico-conceitual acerca dos concursos de beleza negra, Rainha das Mulatas (1947) e Boneca de Piche (1948), realizados pelo Teatro Experimental do Negro. Pela análise documental, buscamos compreender como essas iniciativas de enfrentamento à estética hegemônica contribuíram para o reconhecimento e fortalecimento das mulheres negras brasileiras.

Biografia do Autor

  • Jackson Douglas Leal Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Mestrando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFG. Bolsista Capes. E-
    mail: jackgyn_@hotmail.com

  • Luciene de Oliveira Dias, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Doutora em Antropologia. Professora da Universidade Federal de Goiás vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Performances Culturais. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Diferença. E-mail: lucienediasj@gmail.com

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Publicado

2018-05-05

Edição

Seção

Artigos/Resumos Expandidos