A INSTRUÇÃO PÚBLICA EM GOIÁS: UMA ANÁLISE POR MEIO DOS RELATÓRIOS OFICIAIS PROVINCIAIS E DA MATUTINA MEYAPONTENSE

Autores

  • Karla Rodrigues Mota UEG
  • Amanda Lohane Miranda UEG
  • Fabrícia Rejane Gomes da Silva UEG
  • Suzana Lopes de Albuquerque UEG

Palavras-chave:

Instrução Pública, Método Lancaster.

Resumo

Tendo em vista que a reconstrução da história pode ser feita através da investigação e análise dos vestígios que resistiram à ação do tempo, tornou-se objeto central do projeto de Iniciação Científica “Caminhos da Educação em Goiás: vestígios dos materiais e métodos de ensino nas escolas de primeiras letras Oitocentista” do Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis pesquisar e cruzar as fontes historiográficas existentes que permitam fazer alguns apontamentos sobre a Instrução pública da província de Goiás durante o século XIX. O objetivo desta proposta é interligar fontes e compreender o surgimento dos novos métodos e práticas de ensino aplicados na província goiana Oitocentista, bem como analisar o material pedagógico produzido no referido século. Outro foco investigativo, e não menos importante, trata-se de verificar a resistência das instituições pelos diversos métodos e a forma como estes foram adotados nas escolas de primeiras letras. Com o intuito de complementar as informações oficiais reportadas nos Relatórios Provinciais e de se observar a instrução da província goiana por outro prisma, será utilizado como fonte o jornal Matutina Meyapontense. A metodologia utilizada constitui-se, basicamente, na proposta da Escola dos Analles e para o trabalho com fontes impressas, embasando nos trabalhos de Zicman (1985), Luca (2005) e Luchese (2014). A pesquisa a ser executada tem caráter qualitativo do tipo documental e bibliográfico, onde uma análise crítica das fontes poderá responder questionamentos acerca das matrizes e formas de apropriação dos diferentes métodos de ensino utilizados na província goiana. Palavras-chave: Instrução Pública, Método Lancaster.

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Publicado

2018-10-13