EPICURO E A FELICIDADE: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO JEEP: MAKE HISTORY
Palavras-chave:
Felicidade. Jeep. Epicuro. Discurso Publicitário.Resumo
Resumo Diante de tantas formas simbólicas com que a mídia oferta a felicidade correlacionando-a com o prazer, esse ensaio discute como a literatura filosófica é utilizada no discurso publicitário como forma de sedução e persuasão do consumidor. Dessa forma, objetiva analisar em que medida os anúncios publicitários se revestem dos elementos indicados para conquista da felicidade: amizade, liberdade e reflexão, de acordo com as orientações do filósofo ateniense Epicuro, para comunicar um ideal de felicidade presente nos produtos anunciados. A metodologia adotada foi uma pesquisa bibliográfica a partir das reflexões de Orlandi (2005), ao lembrar que a análise e compreensão do discurso implica em compreender a língua fazendo sentido, enquanto trabalho simbólico, parte do trabalho social geral, constitutivo do homem e de sua história. Foram consideradas também as orientações de Lipovetsky (2007), quando defende que os valores subjetivos dos produtos dos anúncios publicitários são apresentados de forma mais intensa do que o próprio produto e de Allain de Botton(2001) que apresenta as reflexões de Epicuro sobre os componentes da felicidade. Foram analisadas as estratégias discursivas utilizadas no anúncio publicitário da marca de automóveis Jeep, intitulado: Jeep: Make History, estabelecendo relações entre a filosofia epicurista e a “felicidade de ser proprietário de um Jeep”. Assim, foi apresentado o ideal de felicidade que o anúncio tenta comunicar por meio da linguagem icônico-linguística, relacionando-as com elementos de felicidade indicados por Epicuro. Palavras-chave: Felicidade. Jeep. Epicuro. Discurso Publicitário.Downloads
Publicado
2018-10-13
Edição
Seção
Artigos