AS TDIC E O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Pedro Ivo Silva UEG
  • Raimundo Márcio Mota de Castro UEG

Palavras-chave:

Literatura. Tecnologias digitais. Mediação didática. Aprendizagem.

Resumo

Resumo Teorias sobre o uso de projetos na construção de conhecimentos (HERNÁNDEZ, 1998; PRADO, 2005), bem como a relação entre educação e tecnologia (RAMAL, 2002; MORAN, 2014, SILVA, 2012), ou letramento tecnológico e ensino (ROJO; MOITA LOPES, 2004; GODOY, 2005; XAVIER, 2010), podem ser propostas para o trabalho didático frente aos novos desafios que o uso das tecnologias digitais traz à realidade educacional na contemporaneidade e ajudam a compreender esse uso como meio para a aprendizagem de conteúdos curriculares. Nesse sentido, este artigo propõe-se a analisar a relação entre letramento tecnológico e a aprendizagem de conteúdos curriculares formais Literatura, na disciplina de Língua Portuguesa, com base em um projeto didático ligado ao uso e apropriação das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), em uma escola pública do Distrito Federal. A escolha da referida disciplina deve-se à relação entre letramento tecnológico e o uso do código linguístico, em suas várias linguagens interativas, no que tange às tecnologias digitais atuais (LÉVY, 2000; SILVA, 2012). É, portanto, uma pesquisa qualitativa (MOREIRA, 2004; ANDRÉ, 2005; FLICK, 2009), cujo método utilizado foi o da pesquisa-intervenção (MACIEL; SILVA, G., 2015). Os dados coletados e analisados tiveram por base a observação participante (LÜDKE; ANDRÉ, 1986; MOREIRA, 2004) e narrativas autobiográficas (MOREIRA, 2004; CHIZZOTTI; 2011; CASTRO, 2014) de estudantes presentes durante o desenvolvimento do projeto. A análise dos dados demonstrou que o aprendizado dos conteúdos de Literatura e o letramento tecnológico dos alunos ocorreram de maneira integrada e simultânea ao desenvolverem, em grupo, o trabalho proposto pelo projeto, o que leva à conclusão de que estratégias de ensino vinculadas ao uso apropriado das TDIC são eficazes quando mediadas por relações favorecidas pela web de forma colaborativa, ativa e participante (MASETTO, 2013; SILVA, 2012). Palavras-chave: Literatura. Tecnologias digitais. Mediação didática. Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2018-10-13