O GRUPO ESCOLAR DR. BRASIL CAIADO (ANÁPOLIS-GO): o processo de avaliação da aprendizagem de 1926 a 1929

Autores

  • Sandra Elaine Aires de Abreu UEG/UniEVANGELICA

Palavras-chave:

Grupo Escolar. Avaliação da Aprendizagem. Anápolis.

Resumo

Resumo O processo de avaliação da aprendizagem no Grupo Escolar Dr. Brasil Caiado no período de 1926 a 1929, foi normatizado pelo Regulamento de instrução primária, de 27 de janeiro de 1900 e pela Lei n. 613, de 02 de agosto de 1918, do estado de Goiás. Na referida legislação chama a atenção inicialmente a ausência do termo “avaliação” ou “avaliação da aprendizagem” em seu conteúdo. No entanto, isso não significa que o processo de avaliação da aprendizagem não existisse. Nestes termos, a questão central e o objetivo desta pesquisa foram descrever e analisar o processo de avaliação da aprendizagem do grupo escolar Dr. Brasil Caiado entre os anos de 1926 e 1929.A delimitação do período histórico justifica-se pelo fato da primeira data ser o ano de fundação da unidade de ensino e 1929 o último ano em que o Regulamento de 1918 esteve em vigência, uma vez que a partir de 1930 passa a vigorar um novo regulamento de instrução, que altera as disposições regulamentares do ensino em Goiás. Para o desenvolvimento dos trabalhos foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a análise documental, privilegiando a legislação e os livros de atas dos exames do grupo escolar.Os mecanismos de avaliação da aprendizagem nos grupos escolares em Goiás davam-se pelo cômputo das faltas às aulas, análise da disciplina (comportamento e aplicação) e os exames (de promoção e final) que definiam os aprovados e os reprovados.No que se refere aos resultados finais do processo de avaliação da aprendizagem no período entre 1926 e 1929 verificamos que foram matriculados no grupo escolar 611 alunos e, destes, 68% foram considerados aptos a prestarem os exames e 32% sem condições de se submeterem aos mesmos Acreditamos, a partir dos registros encontrados na documentação, que era alto o nível de exigência da junta examinadora, contribuindo para tais resultados. Palavras-chave: Grupo Escolar. Avaliação da Aprendizagem. Anápolis.

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Publicado

2018-10-13