DO HONRADO AO SEM VOCAÇÃO: DIFERENTES REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES NA PROVÍNCIA DE GOIÁS.

Autores

  • Suzana Lopes de Albuquerque IFG
  • Fabrícia Rejane Gomes Da silva IFG
  • Amanda Lohanne Miranda IFG
  • Karla Rodrigues Mota IFG

Palavras-chave:

Instrução Pública. Professor. Feliciano Primo Jardim.

Resumo

RESUMO A presente proposta insere-se no campo da História da Educação, centrando a reflexão em torno dos métodos e práticas de ensino presentes no cenário brasileiro, e especificamente, na província goiana, nas últimas décadas do Império. Ao adentrar em contato com as fontes, observa-se a necessidade da discussão na relação entre métodos de ensino e a trajetória dos professores circulados na província goiana nos Oitocentos. Diante da preocupação com a “modernização do ensino”, previamente levantados nos relatórios dos presidentes da província de Goiás, buscou-se analisar as diferentes representações lançadas aos professores. As fontes analisadas serão os relatórios dos presidentes de província de Goiás e mapas da Instrução Pública e apontam para diferentes representações do professor, desde os considerados “sem vocação” até os “premiados” com idas à Corte. Nesse estudo será investigada a participação do representante da província goiana, Feliciano Primo Jardim, no curso de Antonio Feliciano Castilho, autor de um novo método de ensino para alfabetização, ministrado na Corte brasileira. Abreu (2008) levantou a representatividade goiana na Corte. O objetivo de tal estudo é trazer visibilidade à esse professor representante, tentando responder a questões sobre sua identidade, atribuições, aulas, motivos de escolha para tal ofício, dentre outras. Palavras-chave: Instrução Pública. Professor. Feliciano Primo Jardim.

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Publicado

2018-10-13