EDUCAÇÃO POPULAR: UMA NOVA EPISTEMOLOGIA APLICADA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS-CAMPUS ANÁPOLIS

Autores

  • Amanda Lohane Miranda IFG
  • Fabrícia Rejane Gomes da Silva IFG
  • Suzana Lopes de Albuquerque IFG
  • Karla Rodrigues Mota IFG

Palavras-chave:

Educação Popular. Evasão. Problematização.

Resumo

Resumo Este trabalho apresenta parte das práticas realizadas por alunos graduandos do curso de Licenciatura em Química do IFG (Instituto Federal de Goiás) – Campus Anápolis, dentro da disciplina EJA (Educação de Jovens e Adultos), com o objetivo de tornar o ambiente escolar um espaço mais atrativo e desenvolver algumas medidas que perpassem pela evasão escolar, buscando inovar as metodologias empregadas no processo de ensino/aprendizagem. Foram abordadas situações concretas da realidade educacional da EJA, apresentando análise crítica e reflexiva das unidades estudadas através de seminários, mesas redondas, elaboração de projetos de intervenção utilizando temas geradores e aspectos sócio científicos em aulas de Química. Em um primeiro momento proporcionamos conjuntamente aos alunos da EJA uma mesa redonda cujo tema discutido foi: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Em um segundo momento estes alunos nos apresentou seminários referentes aos seus saberes populares, valorizando sua cultura e seus conhecimentos. Em um terceiro momento foi ministrada uma aula problematizadora utilizando-se dos Aspectos sócio científicos, sobre o conteúdo: Acido/Base, tendo como tema Gerador: Gastrite. O embasamento teórico esteve em Paulo Freire, e em sua proposta de alfabetização de adultos. No decorrer da proposta fez-se um levantamento prévio d

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Publicado

2018-10-13