AS CAUSAS DA INDISCIPLINA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
Resumo: Esta pesquisa discute como a indisciplina escolar é um problema complexo que vai além do mau comportamento e pode ter diversas causas, tanto internas quanto externas à escola. Entender o contexto em que situa a indisciplina e suas causas são um passo importante para conseguir resolver as ações e os paradigmas que envolvem essa prática comum em escolas e que causa tanto incômodo a tantos professores. Por isso, a importância desta investigação. Diante disso, este trabalho visa investigar quais são as causas da indisciplina nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental da Educação Básica e entender quais são os conceitos apropriados pelos professores sobre a indisciplina e analisar algumas consequências da indisciplina no aprendizado. Como afirma Gonçalves (2007), além das aulas de Língua Portuguesa serem enfadonhas e difíceis, os professores usam o livro didático como uma muleta e não como um complemento. Assim, eles se tornam dependentes do livro e não abrem espaço para novidades e para o diálogo com os alunos. Por isso, o professor necessita refletir sobre sua prática e verificar suas metodologias e propor uma que atraia a atenção dos alunos para que eles não busquem fora da aula algo que possa passar o tempo. É o que está sendo observado no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa realizado do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental da Educação Básica, onde o contato com a sala de aula e com os professores por meio de participação em conversas demonstrou, nesse ambiente, que os professores se sentem desanimados e despreparados diante dessa realidade educacional. São muitas as causas da indisciplina e são várias as atitudes dos professores que podem contribuir para que possa minimizá-la, ou não, no contexto de ensino-aprendizagem.Downloads
Publicado
2018-10-13
Edição
Seção
GT 1 (2015) - Politicas educacionais, Inclusão social, Trabalho e Cidadania