ENSINO DE MATEMÁTICA COM ABORDAGEM NA ASTRONOMIA: UMA QUESTÃO INTERDISCIPLINAR

Autores

  • Donizeth Henrique Aleluia Vieira UEG
  • Guilherme Henrique Nunes Silva UEG
  • Ilka da Graça Baia de Araújo UEG

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de explicar como os conceitos de astronomia podem ser estudados a partir dos conteúdos ministrados na disciplina de Matemática, no Ensino Médio. Tem a finalidade ainda de despertar o interesse da comunidade acadêmica para novas concepções e aprendizados que são adquiridos na matemática e que podem ser utilizados na astronomia. Nesse sentido, a interdisciplinaridade será foco nesse processo de aprendizagem. Para a construção teórica e análise utilizaremos alguns pesquisadores que aplicam conceitos matemáticos na astronomia, as mudanças climáticas, bem como de sua aplicação no ensino para a EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os conceitos matemáticos da trigonometria, da geometria, proporção e alguns teoremas na proposta de ensino de astronomia. A mecânica Newtoniana, a álgebra linear e referencial em astronomia para a sua aplicação no ensino da Matemática e a inserção destes conceitos na formação de professores e na aplicação em programas de ensino, entre outros. A pesquisa segue em fase de desenvolvimento e trata da importância na utilização da interdisciplinaridade para melhor compreensão dos conteúdos ministrados na matemática com o cotidiano escolar dos alunos do Ensino Médio. Para tal, faremos uma análise nos periódicos selecionados, os quais relacionam essa construção diferenciada de se conceber as propriedades matemáticas.

Downloads

Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 1 (2015) - Politicas educacionais, Inclusão social, Trabalho e Cidadania