FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA MATERNA: metodologias e práticas docentes em escolas públicas de Anápolis.
Resumo
Esta pesquisa revisita algumas concepções metodológicas cultivadas pelos professores de língua portuguesa no Ensino Fundamental da Educação Básica em escolas públicas e alguns formandos em licenciatura da Cidade de Anápolis. A partir de alguns conceitos utilizados pela Análise do Discurso, verifica-se nos dados coletados, se os conhecimentos acadêmicos de formação docente orientam esses professores ou se a vivência em sala de aula passou a desencadear metodologias mais intuitivas e informais no processo de ensino-aprendizagem. Verifica-se também os aspectos que se distanciam e os que se aproximam do embasamento teórico universitário recebido durante o processo de formação profissional. Para isso, foi feita a coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturada e de apontamentos informais em diário de campo. Com esses dados em mãos, foram levantadas questões acerca do fazer pedagógico do professor e a construção do sujeito desde a formação até a prática pedagógica em sala aula com a intenção de compreender as diversas atuações profissionais no cenário atual da formação do professor de língua materna. Enfim, esta pesquisa analisa a prática do professor de língua portuguesa, bem como suas concepções, métodos e abordagens de conteúdos.Downloads
Publicado
2018-10-13
Edição
Seção
GT 1 (2015) - Politicas educacionais, Inclusão social, Trabalho e Cidadania