ESTUDANTES DE CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA: PERFIL E PECULIARIDADES PRESENTES NO PRIMEIRO GOVERNO DILMA ROUSSEFF (2011-2014).

Autores

  • Aline Cristina de Oliveira Abreu UEG
  • Tatiane Custódio da Silva Batista UEG
  • Daniela da Costa Britto Pereira Lima UEG

Palavras-chave:

Estudantes. Educação a distância. Dilma Rousseff. Cursos Superiores.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo identificar o perfil e as peculiaridades dos estudantes da educação superior a distância no primeiro governo de Dilma Rousseff (2011-2014). Esta pesquisa se justifica pela importância e necessidade do atual momento da sociedade em responder às demandas quantitativas de democratização do acesso ao ensino superior, assim, ao reconhecer os perfis dos estudantes que procuram à modalidade a distância de ensino será possível contribuir para políticas públicas que atenda as necessidades e peculiaridades desses discentes. Será apresentado propostas teóricas de diversos autores, dentre esses: Belloni(1999); Moore e Kearsley (2007); Peters (2009); Lima (2014), dentre outros. O estudo em pauta será realizado através da abordagem qualitativa, em uma pesquisa bibliográfica e documental, com o levantamento dos dados sobre a EaD tendo como base a regulamentação atual que rege a EaD no Brasil, o Censo do INEP de 2012, 2013 e 2014, e o censo EaD. BR 2012, 2013 e 2014. A pesquisa poderá contribuir para instituições de ensino públicas e privadas que ofertem a modalidade de EaD, de modo que possam refletir sobre o perfil dos estudantes ingressos em suas unidades, refletindo, portanto, sobre propostas de práticas a distâncias problematizadoras e reflexivas, considerando o perfil de estudantes que ingressam nestes cursos. PALAVRAS- CHAVE: Estudantes. Educação a distância. Dilma Rousseff. Cursos Superiores.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 1 (2015) - Politicas educacionais, Inclusão social, Trabalho e Cidadania