GÊNERO TEXTUAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR : APONTAMENTOS INICIAIS

Autores

  • Abigail Barros Prazeres Cardoso UEG
  • Elson Marcolino da Silva UEG

Resumo

O presente estudo é parte de uma pesquisa intitulada “gêneros textuais e matrizes curriculares para o ensino fundamental: desafios e perspectivas dos professores de uma escola pública de Anápolis ” que vem sendo desenvolvida desde o início de fevereiro de 2015. Tem como objetivo central compreender como se manifestam os “gêneros textuais” na organização do trabalho pedagógico em sala aula bem como identificar se os professores possuem clareza teórica e metodológica, ou não, em relação às “orientações” pedagógicas advindas da matriz curricular para o Ensino Fundamentada da rede municipal de ensino de Anápolis. Para conduzir esse objetivo, elegeu-se a seguinte problematização: Partindo do pressuposto inicial que os eixos da disciplina Língua Portuguesa, presentes nas matrizes curriculares da primeira fase do Ensino Fundamental da rede de ensino de Anápolis, são a principal dimensão que possibilita os docentes desenvolverem trabalhos pedagógicos em sala de aula na perspectiva dos gêneros textuais, em que medida pode-se afirmar que os professores possuem clareza teórica e metodológica em relação aos gêneros textuais? A pesquisa está sendo subsidiada pela abordagem qualitativa de pesquisa em educação e como procedimento de pesquisa está se realizando entrevistas semiestruturadas com professores da rede municipal de ensino de Anápolis e pesquisa documental nas matrizes curriculares de Língua Portuguesa (2015) para as séries iniciais do Ensino Fundamental de Anápolis. Para a realização da análise dos dados, optou-se pela Análise de Conteúdo. Almeja-se que ao final da realização dessa pesquisa, possa-se contribuir no sentido que os professores possam ter mais clareza em relação à política educacional que envolve a temática “gênero textual” na educação escolar.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 2 (2015) - Linguagem, Cultura e Discurso 10 trabalhos