APONTAMENTOS SOBRE O DISCURSO VEICULADO EM REVISTAS FEMININAS: QUAIS IDENTIDADES ELAS PROPÕEM?
Resumo
A linguagem midiática, hoje, se trata de uma das mais difundidas e de mais fácil acesso às jovens enquanto instituição que agrega valores sociais, culturais e linguísticos. A mídia constrói, através da linguagem, a imagem dela própria, de seu público consumidor e da relação estabelecida entre esses participantes exercendo vários papeis na sociedade, a percebemos como formadora de opinião, não apenas para construir e/ou reforçar identidades, mas também para inferir e criar estereótipos étnicos, econômicos, sociais e intelectuais. Partindo desta perspectiva, o trabalho volta-se para a análise crítica do discurso em colunas que tratam de comportamento, em revistas femininas. Procuramos verificar como se dá a influencia dos mesmos, analisando o tipo de identidades propostas nos textos. Analisar as práticas discursivas sobre uma perspectiva crítica permite compreender a natureza social do discurso e sua influência na construção de identidades em e na sociedade. Este trabalho segue a linha de pesquisa de Análise do discurso Crítico, aplicada ao estudo de gênero social, conforme estudada por autoras como Herberle (1994; 1997; 1999), Figueiredo (1994; 1995) e Dornelles (1997). Com base no modelo tridimensional do discurso proposto por Fairclough (1989) que envolve três categorias: texto, prática discursiva e prática social. Levaremos em conta, ainda, estudos sobre parâmetros textuais (Meurer & Motta-Roth, 1997; Meuer, 1998) que buscam analisar e desvendar as características constituintes da textualização dos diversos discursos existentes na sociedade.Downloads
Publicado
2018-10-13
Edição
Seção
GT 2 (2015) - Linguagem, Cultura e Discurso 10 trabalhos