PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE LETRAMENTO DIGITAL

Autores

  • Camila dos Santos Rocha UEG
  • Elson Marcolino da Silva UEG

Resumo

A pesquisa, em questão, é parte dos estudos que foram desenvolvidos em um grupo de pesquisa da UEG, denominado “Professor Conectado”. Tem como objetivo refletir e aprofundar conhecimentos a respeito das práticas de letramento digital de docentes e, em que medida, essas são desenvolvidas para o incremento pedagógico das aulas. Segundo Silva (2013), quando o computador e a internet estão sendo usados, os sujeitos, à frente desse processo, desenvolvem práticas de letramento digital. No contexto escolar, as práticas de letramento digital são caracterizadas na medida em que os sujeitos, em situações educativas, fazem usos pedagógicos, ou não, dos aparatos da tecnologia eletrônico-digital. Neste sentido, cabe a seguinte indagação: - Quais são as perspectivas pedagógicas que embasam teórica e metodologicamente as práticas de letramento digital dos professores quando esses fazem usos das TICs em sala de aula? A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso qualitativo e a coleta dos dados foi realizada por meio de observações in lócus e realização de entrevistas com professores de uma escola pública municipal da cidade de Anápolis. A análise dos dados, orientada pela teoria escolhida para a realização da pesquisa, ainda que aponte resultados parciais, indica que as práticas de letramento digital dos sujeitos da pesquisa, estão subsidiadas ora em pressupostos pedagógicos instrucionistas, na qual foram identificadas categorias “instrução”, “treinamento” e “reprodução”, ora em pressupostos pedagógicos dialógicos onde identificou-se e analisou-se categorias “crítico” e “reflexivo”.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 2 (2015) - Linguagem, Cultura e Discurso 10 trabalhos