A ANÁLISE LÍNGUISTICA NA PERSPECTIVA DA NATUREZA TRIDIMENSIONAL DA GRAMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Resumo
O presente trabalho trata da análise lingüística na perspectiva das dimensões formal, semântica e pragmática como ferramenta para o ensino da língua portuguesa. Tem por objetivo mostrar como essas três dimensões, aplicadas às práticas de análises lingüísticas, podem contribuir para que os alunos construam uma aprendizagem voltada para reflexões e análises mais críticas de vários pontos gramaticais. Sabe-se que muitos professores fixam suas práticas de ensino em questões estruturais de “classifique” e “circule determinada palavra”, recorrendo apenas à morfossintaxe (dimensão formal) em suas aulas. No entanto, é preciso que os trabalhos com a língua atinjam também as dimensões de significado (semântica) e de uso (pragmática), isto é, práticas que levem em consideração o significado que determinado ponto gramatical assume em diversas situações de uso concreto da língua. O ensino de gramática de frases isoladas, totalmente fora de contextos, que servem simplesmente para que os alunos tenham uma boa nota nas avaliações precisa dar espaço para as práticas de análise lingüísticas. Assim, em uma aula que contemple as três dimensões, são feitas análises morfossintáticas, análises semânticas e análises pragmáticas de textos em gêneros variados, não de frases, pois estas não conseguem suportar as ultimas duas dimensões. Para a coleta dos dados da pesquisa foram levantadas bibliografias que abordassem as teorias das lingüísticas formal, semântica e pragmática, a fim de se entender a contribuição dessas três dimensões para trabalho de análise lingüística. Com isso, foi verificado que tais dimensões possuem uma grande relevância para a prática de análise lingüística, sendo encarada como uma importante ferramenta para as aulas de língua portuguesa. Mas cabe ao professor aplicar esses conceitos da melhor forma possível, para alcançar a competência comunicativa dos alunos.Downloads
Publicado
2018-10-13
Edição
Seção
GT 2 (2015) - Linguagem, Cultura e Discurso 10 trabalhos