PROCESSOS INTERACIONAIS: DA LEITURA À ESCRITA CRIATIVA

Autores

  • Patricia Correa Junqueira UEG
  • Sostenes Cezar de Lima UEG

Resumo

Esta pesquisa busca investigar os processos interacionais de leitura e escrita criativa dentro do espaço específico de uma escola pública. O objetivo norteador é o de investigar nas produções textuais e nas observações das produções dos alunos participantes como se dão os processos de interação entre leitura e escrita, os processos criativos e a produção de textos em sala de aula. É nesse sentido que se justifica a presente pesquisa, uma vez que se reconhece a relevância das funções comunicativa, educativa e social que as práticas de letramento podem oferecer aos estudantes, capacitando-os à leitura, à interação leitura-escrita, à produção textual. A pesquisa enquadra-se no paradigma interpretativista e consiste num estudo de caso em escola da rede pública estadual, tendo como técnicas a observação não participante e a análise de conteúdo de natureza qualitativa das produções dos alunos. Foram, para isso, observadas aulas presenciais de Língua Portuguesa, com turmas correspondentes ao 5º ano do ensino fundamental. Essa observação, a partir do arcabouço teórico discutido, permitiu a análise dos dados que coletamos, a fim de investigar como estava ocorrendo a produção escrita dentro da sala de aula. Tendo em vista as análises que são apresentadas neste trabalho, evidenciou-se a necessidade, sempre presente, de refletir acerca dos processos de letramento e do tipo de formação que a escola pretende oferecer, a fim de (re)significar as práticas sociais de leitura e escrita. Para este estudo foram de importante relevância autores como, Nizo (2008), Soares (2010), Mancelos (2007), Costa (2002), Bonilla (2010), Silva (2013), Corrêa (2008) e Alencar (2014).

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 2 (2015) - Linguagem, Cultura e Discurso 10 trabalhos