UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Autores

  • Dllubia Santclair UEG
  • Barbra Sabota UEG

Palavras-chave:

interculturalidade, formação, inglês.

Resumo

Esta comunicação objetiva fomentar discussões sobre a relevância da formação inicial de professores sob o viés da interculturalidade. Fundamentará nos conceitos de contexto e cultura apresentados por Kramsh (1998) e na perspectiva bakhtiniana de linguagem. Pretende-se expor a noção de Competência Comunicativa Intercultural (CORBETT, 2003) como mediadora das práticas reflexivas dos estudos interculturais para um ensino crítico, aliada a uma abordagem colaborativa com vistas à negociação de significados e uma participação ativa dos envolvidos. O estudo que ora apresentamos é parte de uma pesquisa de mestrado em andamento na Universidade Estadual de Goiás, que prima por analisar os processos educativos a fim de compreender as fronteiras entre língua, cultura, indivíduo e sociedade em um contexto de formação inicial de professores de línguas (Licenciatura em Letras, habilitação português/inglês). A observação em campo, com entrevistas e as leituras auxiliam a entender como os dados coletados, até o momento, corroboram para a compreensão da cultura estrangeira, partindo da nossa própria cultura e também de uma perspectiva externa, contribuindo para um processo de interação respeitoso e igualitário (BYRAM, GRIBKOVA e STARKEY, 2002). Para fins de ilustração traremos recortes dos dados que evidenciam essas percepções e viabilizam implicações para o desenvolvimento do letramento linguístico cultural. Palavras-chave: interculturalidade; formação; inglês.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 2 (2015) - Linguagem, Cultura e Discurso 10 trabalhos