POÉTICAS POSSÍVEIS: CRIAÇÃO E FRUIÇÃO DA POESIA EM MEIO DIGITAL

Autores

  • Nara Rúbia Gomes Duarte Xavier UEG
  • Débora Cristina Santos e Silva UEG

Resumo

As mídias digitais emergiram na Cibercultura e, por sua natureza diversa, promoveram alterações significativas na forma como as pessoas se relacionam e interagem, tornando as relações mais dinâmicas, interativas e descentralizadas. Consequentemente, surgiram alterações nos modos de expressão literária. Recursos das artes visuais passaram a compor os textos, que ganharam novos meios e suportes. Com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tais perspectivas têm aumentado, promovendo as interações de linguagem e as multissemioses. Logo, esta pesquisa propõe compreender os processos de criação e fruição do texto poético digital, a fim de oferecer estratégias metodológicas possíveis para a apreciação estética de poesia e o exercício da escrita criativa, em meio digital. Para isso, contemplou-se um percurso histórico, desde os poemas concretos até os digitais, produzidos por artistas portugueses e brasileiros. A metodologia consistiu em uma investigação qualitativa, com aporte teórico-crítico, para discutir concepções atuais acerca da literatura eletrônica, aos olhos de Barbosa (2003), Haylles (2009), Lemos (2002), Lévy (2000), Mourão (2009), Santaella (2007) e Veen & Wrakking (2009), entre outros. O estudo permitiu perceber os procedimentos que favoreceram a passagem da palavra à imagem, no processo de (trans)criação do texto poético impresso ao formato digital, sob as especificidades da hipermídia. Esta, por sua vez, promoveu alterações nas atuações do autor e do leitor diante do texto digital, consideradas na perspectiva dos multiletramentos (ROJO, 2013). Os resultados apontam para a constatação de uma ciberliteratura emergente e híbrida, em variados suportes, que precisa ser melhor explorada na escola. Dessa forma, concluiu-se que, se houver capacitação docente e estrutura física e pedagógica para um trabalho adequado com o texto poético digital, a escola pode se beneficiar de um ensino contemporâneo, sintonizado com as práticas sociais dos seus alunos.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 3 (2015) - Literatura, Artes e Mídias