POÉTICAS DIGITAIS: O ENTRECRUZAMENTO ENTRE EDUCAÇÃO, ESTÉTICA, IMAGENS DA ARTE E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS.

Autores

  • Ana Cristina Luiza Souza UEG
  • Débora Cristina Santos e Silva UEG

Resumo

O presente trabalho constitui-se de um recorte de nossa pesquisa de mestrado em andamento. Trata-se de uma investigação sobre as poéticas digitais no campo da arte-educação, sobretudo ao ensino de artes visuais na educação básica. Partimos da ideia de que a presença das tecnologias contemporâneas no cotidiano afeta o modo de ver, pensar e produzir imagens; e isso implica novos desafios à arte-educação. Em nosso tempo, os processos de criação se destacam pelo uso de tecnologias digitais. Esse procedimento permite novas possibilidades ao homem de produzir, criar e transformar. Assim, com o intuito de proceder ao enquadramento teórico das poéticas digitais e suas implicações no ensino de arte, optamos pelo estudo teórico-bibliográfico alicerçado nas contribuições de Debray (1993), Barbosa (2010), Plaza e Tavares (1998), entre outros. O estudo se apresenta no desdobramento de três momentos da pesquisa: no primeiro momento, traça-se o contexto da criação e fruição da imagem no contexto da Cibercultura; o segundo concentra-se nas concepções do ensino de arte e seus desdobramentos na prática pedagógica efetiva, e por fim, no terceiro momento, abordam-se as poéticas digitais na arte-educação. Os resultados parciais da pesquisa nos levam a concluir que as poéticas digitais, além de fazerem parte do complexo arcabouço imagético da cultura visual contemporânea, podem fazer a mediação cognitiva e enriquecer a experiência estética dos fruidores da arte no âmbito escolar e fora dele.

Downloads

Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 3 (2015) - Literatura, Artes e Mídias