ENSINO CRÍTICO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS/INGLÊS: REFLEXÕES DE APRENDIZES DE LE SOBRE PRÁTICAS DISCRIMINATÓRIAS NA SALA DE AULA

Autores

  • Ricardo Regis de Almeida UEG
  • Barbra Sabota UEG

Resumo

Esta proposta de investigação surgiu de leituras prévias sobre o ensino crítico de línguas estrangeiras/inglês (Cf. URZÊDA FREITAS e PESSOA, 2011; PENNYCOOK, 1998; FIGUEIREDO, 2014) e a partir de atividades realizadas nas aulas de língua inglesa, durante o primeiro semestre de 2015, numa turma multisseriada de uma escola da rede particular, situada na cidade de Goiânia-GO, com o objetivo de refletir a respeito das práticas discriminatórias recorrentes na sala de aula e propor ações de mudança. O planejamento contemplava três aulas que tinham como proposta problematizar tais práticas relatadas por alun@s e coordenadora pedagógica da escola. No primeiro encontro, os alunos fizeram a leitura de um texto biográfico e assistiram ao documentário, ambos em língua inglesa, sobre Martin Luther King Jr., defensor dos direitos civis e dos negros norte-americanos, utilizado como pano de fundo para trazer à tona as práticas preconceituosas existentes na sala de aula. No segundo encontro, foi utilizada como metodologia uma roda de discussão sobre as práticas de preconceito que os aprendizes causaram, presenciaram ou foram vítimas. No último encontro, a turma redigiu um único texto em Português, colaborativamente, problematizando as práticas discriminatórias experienciadas no ambiente escolar, a fim de minimizar essas práticas de forma crítico-reflexiva. Ao término das ações pedagógicas, aprendizes e professor tornaram-se sujeitos mais ativos no processo de reflexão acerca das práticas de preconceito que permeiam o ambiente escolar.

Downloads

Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 4 (2015) - Multiculturalismo e Diversidade 12 trabalhos