AS AULAS DE LÍNGUA INGLESA EM ESCOLAS DO CAMPO E DA CIDADE: UMA VISÃO SEMIÓTICO-SOCIAL DE INCLUSÃO E DIVERSIDADE

Autores

  • Sanderson Mendanha Peixoto UEG
  • Barbra Sabota UEG

Resumo

Esta análise tece uma discussão, por intermédio de um estudo de caso comparativo entre alunos de escolas públicas do campo e da cidade, do município de Goiás - GO, das possibilidades de mediação, de colaboração e de estimulação que o docente estabelece na sala de aula com o ensino de inglês como LE, sob uma visão da semiótica social, em uma perspectiva de inclusão e diversidade. Através de um questionário semiestruturado e a aplicação de uma atividade em língua inglesa, em ambas as escolas, observou-se que a diversidade neste processo é favorável ao ensino de LE, sobretudo quando o docente, na relação com o discente, entende que os espaços da unidade escolar não podem ser preteridos. E nesse sentido, mostra ao discente concepções contemporâneas de linguagem, cultura e educação, ampliadoras de fronteiras e de transformações sociais e ideológicas.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 4 (2015) - Multiculturalismo e Diversidade 12 trabalhos