EDUCANDO NA DIVERSIDADE: A INSTITUCIONALIZAÇÃO DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE GOIÂNIA.
Resumo
Esse texto é resultado de um projeto de pesquisa que tem como objetivo analisar em que medida as atividades desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais contribuem com o processo de inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial . Desse modo, propõe discutir o papel das Salas de Recursos Multifuncionais no processo de inclusão escolar dos referidos alunos visando identificar se o trabalho desenvolvido nessas salas tem colaborado (ou não) para a efetivação da inclusão desses alunos. O direito de acesso dos alunos público-alvo da Educação Especial nas escolas do ensino regular foi garantido a partir da promulgação da Constituição Federal do Brasil, no ano de 1988, no artigo 208, ao definir a educação como dever do Estado, o qual deve garantir o atendimento educacional especializado a esses alunos, preferencialmente na rede regular de ensino. Desde então, foram elaborados vários programas com o intuito de assegurar a inclusão escolar dos alunos público-alvo da Educação Especial, entre eles o Programa de Implantação das Salas de Recursos Multifuncionais. Esse programa foi criado no ano de 2007 com a proposta de auxiliar o processo de inclusão escolar por meio da implantação de salas equipadas com recursos pedagógicos e tecnológicos voltados para atender as especificidades desses alunos. Nessas salas é oferecido o atendimento educacional especializado por meio de um trabalho conjunto entre o professor responsável pela sala de recursos e os professores da sala de aula regular. Sendo assim, as inquietações que motivaram a elaboração desse trabalho incidem sobre a institucionalização das salas de recursos multifuncionais como uma outra forma de ensinar e atender as peculiaridades dos alunos público-alvo da Educação Especial.Downloads
Publicado
2018-10-13
Edição
Seção
GT 4 (2015) - Multiculturalismo e Diversidade 12 trabalhos