A (RE)CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM PROCESSO BALIZADO ENTRE RELAÇÕES DE PODER E SABER
Palavras-chave:
Construção identitária. Discurso. Relações de poder.Resumo
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo analisar como as relações de poder interferem na construção da identidade de uma professora de Língua Portuguesa, a partir de suas práticas discursivas no contexto escolar, “uma identidade formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam” (HALL, 2009, p. 108). Portanto, pauta-se nos aspectos discutidos por Foucault (2012; 2013) concernentes as relações de poder e saber bem como nas elucidações de Bakthin (1997) sobre a importância da interação verbal para a construção da identidade do sujeito, e, em teorias socioconstrucionistas do discurso, da identidade social e profissional (BAKHTIN, 1992; TARDIF, 2014; HALL, 2009, WOODWARD, 2009). A investigação segue o paradigma de pesquisa qualitativa contando com a observação de aulas de Oficina de produção textual, com registro de notas de campo e gravações de aulas. A pesquisa foi realizada com uma professora do Ensino Médio da rede estadual pública de uma cidade situada no interior de Goiás a partir das experiências vivenciadas no PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). Nesse viés, parte-se da motivação de que essa pesquisa possa contribuir para a reflexão sobre o posicionamento do professor em sala de aula, diante de seus alunos e do modo como os professores se situam no seu ofício. Além disso, esse estudo poderá possibilitar observações críticas concernentes a importância da mediação e do encontro com o outro no processo de ensino-aprendizagem, levando-se em consideração a importância que a professora atribui aos efeitos produzidos pelos seus discursos. Assim, através da problematização de aspectos fundamentais a respeito da formação e da prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, buscar-se-á contribuir também para a compreensão de que tanto os processos formativos quanto as experiências profissionais docentes são instâncias singulares na construção/reconstrução da identidade profissional. PALAVRAS-CHAVE: Construção identitária. Discurso. Relações de poder.Downloads
Publicado
2018-10-13
Edição
Seção
GT 4 (2015) - Multiculturalismo e Diversidade 12 trabalhos