CONSUMO LIVRESCO DE AUTOAJUDA PARA O SUCESSO CAPITALISTA NA SOCIEDADE DO CAPITAL COMUNICACIONAL

Autores

  • Ítalo Alessandro Lemes Silva UEG
  • Veralucia Pinheiro UEG

Resumo

O registro dessa pesquisa é um apanhar teórico sucinto quanto a produção livresca de mercado na configuração capitalista. A crítica ao Capital Comunicacional do trabalho não aloja nos meios de comunicação e sim ao que se prestam no processo mercantil. Tais livros, em produção, publicidade e comercialização, além de movimentar o mercado, é mecanismo de propagação ideológica. Com a finalidade de apontar as características dos livros de autoajuda que incentivam a manutenção do sistema, e ao mesmo tempo distorcem a figura do trabalho, a pesquisa examina o best-seller “Desperte o milionário que há em você” de Carlos Wizard Martins. A análise, objetivando apontar as concentrações dessa ferramenta ideologia, levanta dois pontos presentes na obra: Imposição da futilização: manual de autoajuda e a ascensão social empoderada ao indivíduo, tudo isso em um desfoque da figura da burguesia e do proletariado.

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Publicado

2018-10-13

Edição

Seção

GT 6 (2015) - História, Memória e Sociedade 5 trabalhos