O LETRAMENTO DIGITAL NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: um estudo de caso do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás

Autores

  • Marlene Barbosa de Freitas Reis UEG
  • Gislene de Freitas UEG

Palavras-chave:

Letramento digital. Inclusão digital. Formação de professor.

Resumo

Este artigo tem como objetivo destacar a descrição de uma pesquisa em andamento, na Universidade Estadual de Goiás, em que objeto principal do processo é o letramento digital, como instrumento de inclusão digital, na formação inicial do professor no curso de Pedagogia tendo como finalidade a integração e uso das Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na prática docente. A pesquisa está em fase inicial, com coleta de referenciais teóricos para o embasamento científico. É preciso destacar que a questão da formação inicial do professor para o uso e integração das TIC em sua prática é, ainda, um grande desafio para a educação brasileira. Portanto, pensar a formação inicial do professor requer que tenhamos em mente o dinamismo das novas tecnologias e a complexidade de suas implicações também no sistema educacional. Considerando que as tecnologias digitais se impuseram como elemento cada vez mais importante de mudança nos modos de viver, pensar e comunicar, a inclusão digital torna-se alvo também da educação. Ser incluído digitalmente não é ter acesso a computadores, tablets, smartphones ou fluência no uso dessas mídias de informação e comunicação embora sejam elementos necessários à inclusão digital. Nesse sentido, percebemos a importância do letramento digital nos processos formativos, como instrumento de inclusão digital, a fim de que sua formação saiba responder às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos. Utilizou-se como referencial teórico autores como (Buzato, 2006), (Freitas, 2010), (Toschi, 2014), (Pischetola, 2016), (Soares, 2002), (Behrens, 1999). Por ser uma pesquisa em andamento, não será apresentado as considerações finais, pois se encontra em processo de construção e verificação das ações a serem efetivadas nos estudos. Palavras-chave: Letramento digital. Inclusão digital. Formação de professor.

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Publicado

2018-10-10

Edição

Seção

GT 1 (2017) - Diversidade, inclusão e educação especial