EDUCAÇÃO INCLUSIVA E POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Brenda Fonseca de Oliveira UEG
  • Thiffanne Pereira dos Santos UEG
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis UEG

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Diversidade. Educação inclusiva.

Resumo

A educação inclusiva tem sido bastante discutida nos últimos anos por ter foco na busca por uma educação sem fronteiras para todos. A inclusão de tópicos específicos na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e a criação de órgãos especiais para legislar e acompanhar a implementação de políticas públicas para e na diversidade são algumas conquistas nesse caminho. O presente artigo discutirá Educação inclusiva e diversidade no âmbito das políticas públicas. Para tanto, será apresentado um breve histórico da educação inclusiva, uma discussão sobre os avanços e os desafios dessa perspectiva no contexto das políticas públicas, bem como o papel da escola e da formação docente. A par das reflexões que nortearam este texto, é possível perceber que embora a legislação brasileira tenha avançado dentro dos padrões internacionais, percebe-se que as leis e diretrizes fixam normas, mas não garantem as condições necessárias para o seu cumprimento. Ainda existem inúmeras barreiras que impedem que a educação inclusiva se torne realidade no dia a dia das escolas. Pensar a escola permanente para e na diversidade no atual modelo brasileiro é um desafio continuo, pois escola e docente precisam estar preparados para de fato lidarem com a diversidade em sala de aula. Palavras-chave: Políticas Públicas. Diversidade. Educação inclusiva.

Downloads

Publicado

2018-10-10

Edição

Seção

GT 1 (2017) - Diversidade, inclusão e educação especial