A INCLUSÃO NA REDE REGULAR DE ENSINO FUNDAMENTAL E SEUS REFLEXOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Palavras-chave:
Diversidade, Inclusão, Salas de Recursos MultifuncionaisResumo
O presente trabalho tem como objetivo promover reflexões sobre as políticas públicas da/para diversidade a fim de verificar como elas vêm repercutindo no processo de inclusão da rede regular de ensino da cidade de Inhumas, Goiás. O projeto de pesquisa intitulado “Os reflexos das políticas de diversidade e inclusão social na rede regular do ensino fundamental”, desenvolvido na Universidade Estadual de Goiás (UEG), Câmpus Inhumas, coordenado pela Professora Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis, que deu origem a esse trabalho, teve como objetivos identificar quais são as formas e as atividades desenvolvidas com os alunos que constituem o público-alvo da educação especial, nas salas de recursos Multifuncionais (AEE). A metodologia utilizada na pesquisa configurou-se como qualitativa e teve como base o levantamento bibliográfico de autores e documentos que abordam o tema. Para fundamentar a pesquisa, utilizamos de alguns autores que se ocupam dessa temática, tais como: Reis (2006), Lima (2006), Carvalho (2005), Braun (2016), dentre outros. A pesquisa empírica foi desenvolvida, por meio de observação e entrevistas almejando identificar dados da realidade vivenciada no Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de Inhumas. As reflexões advindas desse trabalho apontam para a necessidade de se pensar uma nova perspectiva de comportamento social-educativo e de práticas pedagógicas que valorizem a alteridade. Palavras-chave: Diversidade; Inclusão; Salas de Recursos MultifuncionaisDownloads
Publicado
2018-10-11
Edição
Seção
GT 1 (2017) - Diversidade, inclusão e educação especial