CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD)

Autores

  • Lorrayne Claudino de Souza UEG
  • Nilva Antônia Costa UEG
  • Carla Salomé Margarida de Souza UEG

Palavras-chave:

Identificação. Características. Altas Habilidades/Superdotação.

Resumo

Diante à necessidade de identificar e propiciar desenvolvimento das crianças que exibem potencial elevado, o objetivo deste trabalho é descrever as características apresentadas por crianças com Altas Habilidades/Superdotação que frequentam as escolas, a fim de colaborar com a identificação inicial dos mesmos. Como pesquisadoras na área da educação especial, participamos de discussões pertinentes referentes a reflexões de reconhecimento das Altas Habilidades/Superdotação na sala de aula, completamos por meio da pesquisa bibliográfica que o conceito de AH/SD está pertinente com habilidades, aptidão, inteligência acima da média que podem surgir ao longo do desenvolvimento do sujeito. Sobre a origem das AH/SD, há discussões entre os teóricos que indicam que podem ser de ordem genética e/ou ambientalista. O trabalho se respalda teoricamente em: (FLEITH, 2006 e 2007), (CUPERTINO, 2008), entre outros. Espera-se que este trabalho possa contribuir para a reflexão de docentes da área de educação e especialmente, estudantes da área, que por vezes as crianças deixam de receber orientações educacionais carecidas ao fato de professores que desconhecem o perfil dessas crianças. Palavras-chave: Identificação. Características. Altas Habilidades/Superdotação.

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Publicado

2018-10-11

Edição

Seção

GT 1 (2017) - Diversidade, inclusão e educação especial