A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Alda Franciele Gomes Alves UEG
  • Sandra Elaine Aires de Abreu UEG

Palavras-chave:

Educação Infantil. Gênero. Construção

Resumo

O presente trabalho apresenta aspectos relevantes para o entendimento do processo de construção da identidade de gênero na vida do indivíduo. O estudo bibliográfico analisa como ocorre a construção de identidade de gênero na Educação Infantil, bem como o olhar do professor e seus conceitos sobre o assunto. Discorre ainda sobre como o profissional da educação exerce influência nesta construção na vida do indivíduo. A partir do arcabouço teórico pesquisado depreende-se que o professor representa um agente importante na construção da identidade de gênero dentro do ambiente escolar, uma vez que este profissional da educação infantil é visto por seus alunos como modelo a ser seguido, e que o espaço escolar é um espaço privilegiado, tanto para legitimar desigualdades e discriminações, como pode ser um espaço de problematizações e discussões. Palavras-chave: Educação Infantil. Gênero. Construção.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Edição

Seção

GT 1 (2017) - Diversidade, inclusão e educação especial