A DIVERSIDADE COMO INSTRUMENTAL HEURÍSTICO PARA A FORMAÇÃO HUMANA
Palavras-chave:
Educação omnilateral. Diversidade. Multiculturalidade. HeurísticaResumo
Neste artigo, problematizamos a diversidade de forma a compreendê-la sob uma perspectiva heurística na formação humana, pois vivemos em um momento em que os discursos de intolerância e ódio tem repercutido. Portanto, a diversidade enquanto conceito de análise na produção do conhecimento, pode significar uma compreensão crítica ao passo que possibilita aos sujeitos compreender a importância das diversidades multiculturais, interseccionada de gênero, raça, etnia e orientação sexual. Enquanto conceito heurístico, a diversidade perpassa a característica meramente descritiva, dando significado educativo humano, na tentativa de conter a intolerância. Para fundamentar nossa análise, buscamos as considerações de Reis e Lopes (2016, p.151), que dizem ser a educação um “instrumento eficaz de formação individual e coletiva”. Sabemos que, em nossa sociedade, diversos são os lugares de fala nas dimensões da vida social, ao qual os indivíduos reproduzem certos valores e opiniões. Portanto, é a característica da diferença que nos constitui como sociedade. Na história humana, os diferentes coletivos, possibilitaram a existência de várias culturas, formando a nossa diversidade multicultural. Muitas são as concepções de mundo de nossa sociabilidade, e a diversidade precisa ser problematizada na dimensão educativa, tornando-a, assim, mais que um termo descritivo. Trata-se, portanto, não de um conceito engessado, que possibilita a manutenção do status quo da sociedade cuja diversidade está circunscrita também na ordem social capitalista, mas, sobretudo, na medida em que a entendemos a partir das contradições das relações de poder e força que segregam a sociabilidade humana. Reis e Lopes (2016, p.154), fundamentadas na concepção de Moehlecke (2009) sobre a diversidade, esclarecem que “pode indicar tanto a percepção da própria variedade humana, física, social e ambiental existente em nossa sociedade, como um conjunto múltiplo e complexo de significados”. Acreditamos que a diversidade enquanto conceito, deve ser dialogicamente apresentada na formação humana de forma heurística, crítica e reflexiva. Palavras-chave. Educação omnilateral. Diversidade. Multiculturalidade. Heurística.Downloads
Publicado
2018-10-11
Edição
Seção
GT 1 (2017) - Diversidade, inclusão e educação especial