INTERCULTURALISMO E A PRÁTICA DOCENTE: LIDANDO COM A DIVERSIDADE E O PLURALISMO CULTURAL
Palavras-chave:
Interculturalismo. Docência. Diversidade.Resumo
Vivemos em uma época em que a consciência da diversidade cultural e a luta pelo respeito às diferenças têm estado em evidência nas discussões acadêmicas. Nesses termos, a escola como instituição social deve ser pensada sob esse enfoque, na medida em que ela tem um grande potencial transformador da realidade social. A escola contemporânea está repleta de diferenças culturais. As discussões sobre o crescimento dos grupos socioculturais e a prática docente intercultural geram questionamentos e colocam em evidência a necessidade da abrangência multicultural e diversificada das questões étnicas, raciais, de gênero, etc. Faz-se necessário compreender a escola do século XXI, suas implicações, formação sócio-histórica e seus desafios. A educação deverá ser postulada pelo respeito às diferenças e os princípios da igualdade, e os docentes deverão relacionar e trabalhar a heterogeneidade e fazer da “diferença” uma abordagem de conhecimento. Deste modo, neste artigo, propõe-se discutir a prática docente sob o viés do interculturalismo, ponderando suas características fundamentais e algumas de suas aplicações e funções. Foca-se nas perspectivas da sociedade contemporânea e suas implicações, no princípio da alteridade em meio ao processo ensino-aprendizagem, na crítica à retórica e não abrangente teoria multiculturalista e, também, na necessidade de uma prática que contemple o indivíduo e sua cultura – o interculturalismo, fazendo da diferença o projeto educativo. Baseia-se em autores como Fleuri (1999), Reis (2013) e Candau (2015). Sendo assim, será exposto o dinamismo existente em cada tópico, expondo e exemplificando, sem perder o referencial, e também, estabelecendo diálogos com a prática docente. Palavras-chave: Interculturalismo. Docência. Diversidade.Downloads
Publicado
2018-10-11
Edição
Seção
GT 1 (2017) - Diversidade, inclusão e educação especial