MARIA DA SILVA SÓ: A QUE(M) IMPORTA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA?

Autores

  • Rúbia Garcia de Paula UEG
  • Zilma Aparecida dos Santos Marciano UEG

Palavras-chave:

Literatura. Alteridade. Diversidade. Educação Inclusiva.

Resumo

Trabalho apresentado ao final do módulo “Educação e Diversidade”, ministrado pela Professora Dra. Marlene Barbosa de Freitas Reis, na Especialização em Docência Universitária da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Inhumas. O artigo perpassa o viés literário, por meio da personagem Maria da Silva Só, como forma de investigação acerca da diversidade e da educação inclusiva, sobretudo, no âmbito da deficiência intelectual, sugerida no perfil dessa personagem descrita no texto “Maria da Silva”, composto por uma das autoras do artigo. Nesse sentido, a literatura perfaz o ponto de intersecção entre a ficção e a realidade, atuando, desta forma, como veículo de expansão do conhecimento acadêmico tangente às questões substanciais referentes à escola e às minorias, nas quais se inclui Maria. Portanto, no próprio perfil e trajetória de Maria, delimita-se o mote pesquisado, enquanto estende-se o foco a todos os sujeitos de direitos que, iguais a ela, deveriam ser contemplados por políticas públicas eficazes no que concerne ao direito social à educação. A metodologia é delineada segundo pesquisa bibliográfica em materiais impressos, tais como livros, revistas e jornais; e, também, em mídias publicadas eletronicamente, que englobem artigos, legislações e informes dispostos nos sites de órgãos governamentais. Quer-se, com isso, reafirmar o papel da literatura enquanto uma possibilidade para provocar a alteridade no outro, a fim de promover profundas reflexões e debates transformadores no âmbito catedrático sobre a indagação proposta no título, pela perspectiva das tantas Marias à margem das questões socioculturais: “a que(m) importa a educação inclusiva?”. Palavras-chave: Literatura. Alteridade. Diversidade. Educação Inclusiva.

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Publicado

2018-10-11

Edição

Seção

GT 1 (2017) - Diversidade, inclusão e educação especial