EDUCAÇÃO DE SURDOS: análise das práticas educacionais em escolas públicas da cidade de Goiânia – Goiás

Autores

  • Edna Misseno Pires UEG

Palavras-chave:

Língua de sinais. Inclusão. Bilinguismo. Surdez.

Resumo

A inclusão de alunos com deficiências tem promovido muitas reflexões, sobretudo referentes às práticas para atender estes alunos dentro de escolas inclusivas. No que se refere à educação dos surdos a abordagem bilíngue que utiliza a língua de sinais como primeira língua e a língua oral na modalidade escrita como segunda língua têm sido alvos de estudos. O bilinguismo tem sido usado em alguns países como abordagem educacional desde 1980 e se intensificada com criação de leis e políticas públicas, bem como projetos para a efetivação desta proposta educacional. Surge a seguinte problemática: Quais as práticas educacionais que tem sido usada para a educação dos surdos utilizadas em escolas públicas da cidade de Goiânia e quais as tendências do bilinguismo para o Estado de Goiás? Palavras chaves: Língua de sinais. Inclusão. Bilinguismo. Surdez.

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Publicado

2018-10-11

Edição

Seção

GT 1 (2017) - Diversidade, inclusão e educação especial