O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA UEG CÂMPUS INHUMAS
Palavras-chave:
Letramento Digital. Formação de Professores. Tecnologia da Informação e Comunicação.Resumo
O presente trabalho tem como tema “O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Prática Pedagógica dos Professores” que é vinculado ao projeto de pesquisa entitulado O letramento digital na formação inicial do professor numa perspectiva inclusiva: um estudo de caso do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, que teve início em 2017 e segue até 2018. Um dos desafios contemporâneos que se apresenta ao professor é o Letramento Digital, ou seja, realizar práticas de leitura e escrita diferentes das formas tradicionais de letramento. Práticas letradas digitais se fazem necessárias, pois vão além das práticas tradicionais de leitura e escrita e utilizam diferentes suportes de texto. É uma prática um pouco diferente do letramento, mas que não se desassocia dele. Partindo desse pressuposto, a pesquisa tem como objetivo principal identificar como o professor formador utiliza e incentiva o uso das TIC em sua prática na sala de aula, além de realizar uma análise da proposta curricular do curso de Pedagogia do Campus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás a fim de identificar se há algum direcionamento para o letramento digital. A metodologia a ser utilizada será em duas etapas. Na primeira etapa será feito um estudo bibliográfico de autores que tratam o tema como (ARAUJO, 2008), (BONILLA, 2011), (FREITAS, 2010), (XAVIER, 2002) e uma análise do currículo do campus. Para a segunda parte, será feito uma pesquisa empírica por meio de observação e entrevistas para analisar a realidade vivenciada na prática pedagógica dos docentes do curso de Pedagogia da UEG, Câmpus Inhumas. Palavras chaves: Letramento Digital. Formação de Professores. Tecnologia da Informação e Comunicação.Downloads
Publicado
2018-10-11
Edição
Seção
GT 1 (2017) - Diversidade, inclusão e educação especial