A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO COMENIANA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • Ivane Gonçalves da Cunha UEG

Palavras-chave:

Projeto Politico Pedagógico. Escola Pública.

Resumo

A Educação é objeto de pesquisa de diferentes áreas e de seu cerne surgem inúmeras problemáticas que se dedicam a compreender as deficiências e os apontamentos para a melhoria nessa importante ferramenta de desenvolvimento social. É notável a preocupação dos pesquisadores em Educação e, sobretudo no âmbito da didática, com os desafios a prática do ensino, a fim de amenizar as deficiências enfrentadas nesse setor. Ao longo dos tempos vemos teóricos preocupados em solucionar tais problemas encontrados na educação, um deles foi Jan Amos Comenius. Este trabalho tem como objetivo analisar o Projeto Político Pedagógico (PPP), do ano de 2015, de uma escola pública da cidade de Anápolis, visando apontar algumas das ideias filosófico-pedagógicas deJan Amos Comenius referentes à educação, apresentadas em sua obra Didática Magna. Comenius foi um pensador do século XVII, pioneiro na proposta de uma educação democrática que incluísse a todos, pobres, ricos, homens, mulheres, inteligentes e menos capazes. Comenius tinha proposto para a Educação de sua época várias ideias, entre as quais envolviam, sobretudo, as falhas que as escolas cometiam ao educar seus alunos e o apontamento de soluções. Muitos desses problemas levantados por Comenius se assemelham ao quadro que vemos nas escolas públicas brasileiras atualmente. Palavras-chave: Educação Comenian. Projeto Politico Pedagógico. Escola Pública.

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Publicado

2018-10-11

Edição

Seção

GT 2 (2017) - Educação, trabalho e escola