O TRABALHO EM EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE GOIÁS
Palavras-chave:
Acumulação Flexível. Pacto pela Educação. Trabalho em Educação.Resumo
Este trabalho objetiva explicitar os efeitos da privatização do público no trabalho em educação do Estado de Goiás. Trata-se de uma síntese de parte dos dados analisados na pesquisa de mestrado do autor, especificamente dos dados que diz da proletarização do trabalho em educação. Ao buscar compreender os posicionamentos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás – Sintego – frente a política educacional de Goiás implantada a partir do ano de 2011, denominada de “Pacto pela Educação”, várias questões surgiram e tomaram dimensões, por merecerem novos olhares, que transcende a dissertação. Entre elas, destacam o processo de privatização do público e os impactos da reestruturação produtiva do capital na ampliação da proletarização do trabalho em educação. Com o intuito de compreender esses processos na realidade histórica de Goiás o texto foi organizado em três bases analíticas: Inicia com a descrição do que se entende por Acumulação Flexível do capital, como processo inacabado de reestruturação do modelo de produção e circulação capitalista; segue com a síntese do processo de privatização do público no Brasil; e conclui com uma breve análise do “Pacto pela Educação” de Goiás, evidenciando como tem ocorrido a privatização da educação pública de Goiás, bem como, a crescente no processo de proletarização do trabalho em Educação. Palavras-chave: Acumulação Flexível. Pacto pela Educação. Trabalho em Educação.Downloads
Publicado
2018-10-11
Edição
Seção
GT 2 (2017) - Educação, trabalho e escola