UMA VISÃO MULTIPROFISSIONAL SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Jordana Karla Lopes da Silva UEG
  • João Henrique Suanno

Palavras-chave:

Educação Infantil. Educação Física. Multiprofissional.

Resumo

Consiste em um estudo sobre a visão e perspectiva de diversos profissionais que trabalham em uma Instituição de Educação Infantil na cidade de Goiânia sobre a Educação Física, objetivando a valorização e importância dessa disciplina na formação das crianças como seres ativos, autônomos, históricos e sociais. Sendo evidenciada a importância da Educação Física e sua interação com outros profissionais a partir de trabalhos em conjunto na Educação Infantil. Temos a apresentação da Instituição e o público alvo que a mesma atende, sendo crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses que sejam filhos de funcionários da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, deve ficar claro que é uma Instituição diferenciada da realidade brasileira no qual apresenta uma gama maior e diversificada de profissionais onde encontramos pedagogas, enfermeira, técnicas de enfermagem, fisioterapeuta, fonodióloga, assistente social e nutricionista que atendem do período das 7 horas até as 19 horas de segunda a sexta feira. Foi possível realizar intervenções durante 6 meses (3 dias por semana e 1 hora com cada turma A, B e C) com atividades que trabalhassem a cultura corporal além de trabalhos interdisciplinares em parceria com todos profissionais, o qual permitiu que os mesmos tivessem maior contato com a Educação Física e assim pudessem analisar e verificar suas perspectivas e importância da Educação Física na Educação Infantil através de questionário semiestruturado. Palavras-chave: Educação Infantil. Educação Física. Multiprofissional.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Edição

Seção

GT 2 (2017) - Educação, trabalho e escola